RM-11A – Gestão de Continuidade de Negócios – Parte I (BIA)


Este curso apresenta a base metodológica, a definição, objetivos e benefícios da gestão de continuidade de negócio (GCN) e suas primeiras duas etapas (elaboração da política e análise de impacto no negócio). Também são explicados os preparativos e procedimentos para a utilização do módulo de Continuidade, que permite a automação de todas as etapas da GCN em conformidade com as normas internacionais aplicáveis. Está dividido em seis capítulos, com exercícios de verificação de aprendizado ao final de cada um.

Este curso é complementado pela Gestão da Continuidade de Negócios – Parte II (RM-11B), que trata da elaboração de estratégias e planos de continuidade e também da gestão de incidentes.

Público-alvo: O curso se destina aos gestores de continuidade de negócio que utilizam o Módulo Risk Manager. Alguns dos temas aqui discutidos também são de interesse das pessoas alocadas nos seguintes papéis do módulo de Continuidade:

  • Aprovadores de dados de  componentes de negócio no contexto da BIA (Análise de Impacto no Negócio)
  • Responsáveis por planos de continuidade e seus procedimentos
  • Responsáveis por componente de negócios (papel do módulo Organização)

Duração aproximada: 8 horas

Pré-requisitos: Conheça o Módulo Risk Manager (RM-01), Meu Espaço e Navegação Básica (RM-02), Modelando a Organização – Parte I (RM-03A), Modelando a Organização – Parte II (RM-03B) e Edição de Pesquisas Genéricas (RM-07C).

Veja aqui o conteúdo detalhado:

Capítulo 1: Introdução

1.1. Bem-vindo!
1.2. Base metodológica, definição e objetivos
1.3. Importância estratégica e benefícios
1.4. GCN com o Módulo Risk Manager
1.5. Visão 360°
1.6. GCN e GRC
1.7. Melhoria contínua da GCN
1.8. Resumo
1.9. Exercícios

Capítulo 2: Visão geral da GCN

2.1. Etapas da GCN
2.1.1. Política
2.1.2. Análise de impacto no negócio
2.1.3. Avaliação de riscos
2.1.4. Estratégias
2.1.5. Planos
2.1.6. Gestão de incidentes
2.2. Resumo
2.3. Exercícios

Capítulo 3: Opções de apresentação do módulo de Continuidade

3.1. Opções de apresentação
3.2. Resumo
3.3. Exercício

Capítulo 4: Inventários para a GCN

4.1. Inventários para a GCN
4.1.1. Tabela de Impactos
4.2. Controle de acesso para o módulo de Continuidade
4.3. Resumo
4.4. Exercícios

Capítulo 5: A política da GCN

5.1. Sobre a política da GCN
5.2. Boas práticas para a política
5.3. Resumo
5.4. Exercícios

Capítulo 6: Análise de impacto no negócio

6.1. Visão geral
6.2. Pré-requisitos
6.3. Fluxo da análise
6.3.1. Passo 1 – escopo da análise
6.3.2. Passo 2 – parâmetros de revisão
6.3.3. Passo 3 – iniciar a revisão
6.3.4. Passo 4 – revisar e confirmar dados
6.3.5. Passo 5 – aprovar os dados
6.3.6. Passo 6 – componentes críticos
6.4. Outras operações
6.4.1. Cancelar uma revisão
6.4.2. Cancelar uma aprovação
6.4.3. Remover um componente do Painel
6.5. Opções de visualização de dados
6.6. Sincronizar dados
6.7. Consulta de dados da GCN
6.8. Resumo
6.9. Exercícios

Apêndice 1: Configurações feitas na instalação para a análise de impacto no negócio

A1.1. Configurações feitas na instalação
A1.1.1. Registro do módulo
A1.1.2. Criação de um tipo de evento
A1.1.3. Criação de atributos
A1.1.4. Regras de fluxo
A1.2. Se o módulo de Continuidade não estiver instalado..
A1.3. Resumo
A1.4. Exercícios

Apêndice 2: Controle de acesso

Apêndice 2: Controle de acesso do módulo de Continuidade