Este curso apresenta as funções principais do módulo Organização, especialmente os conceitos e procedimentos relacionados à definição e manutenção da estrutura organizacional, gestão de ativos, componentes de negócio e pessoas.
Modelando a Organização é um dos cursos centrais do Módulo Risk Manager, pois os conhecimentos aqui adquiridos são fundamentais para a utilização adequada e produtiva de vários outros módulos do sistema. Está dividido em cinco capítulos, com exercícios de verificação de aprendizado ao final de cada um.
Público-alvo:
O curso se destina a quem precisa conhecer as funcionalidades do módulo Organização, seja para definir o seu uso ou para implementar suas especificações. Por padrão, essas funcionalidades podem ser acessadas pelos usuários incluídos no perfil “Gestores da Organização” e “Administradores Globais” do sistema. Alguns dos temas aqui discutidos também são de interesse de profissionais alocados nos papéis a seguir, que herdam permissões para executar algumas das operações deste módulo:
Duração aproximada: 5 horas
Pré-requisitos: Conheça o Módulo Risk Manager (RM-01) e Meu Espaço e Navegação Básica (RM-02).
Nota: Recomendamos que Modelando a Organização seja complementado com a realização de exercícios práticos diretamente no sistema, oferecidos no curso Hands On (RM-100).

Veja aqui o conteúdo detalhado:
Capítulo 1: Visão geral do módulo Organização
1.2. Conceitos importantes
Capítulo 2: Gestão de pessoas
2.2. Cadastrando e configurando pessoas
2.2.3. Configurando atributos de pessoas
2.4. Pessoas e ativos do tipo Pessoa
2.5. Pessoas e usuários
2.6. Grupos de pessoas
2.6.2. Excluindo grupos de pessoas
2.8. Exercícios
Capítulo 3: Gestão de ativos
3.2. A organização
3.3. Perímetros
3.4. Criando e configurando perímetros
3.4.2. Alocando os gestores de perímetros
3.4.3. Configurando atributos de perímetros
3.4.4. Configurando a localização de perímetros
3.4.5. Visualizando vulnerabilidades de ativos do perímetro
3.4.6. Excluindo perímetros
3.4.7. Revisão
3.5.2. Como os ativos são utilizados
3.6.2. Propriedades adicionais para ativos tecnológicos
3.6.3. Criando componentes de ativos
3.6.4. Configurando atributos de ativos
3.6.5. Configurando a localização de ativos
3.6.6. Visualizando vulnerabilidades de ativos
3.6.7. Visualizando o histórico de análises de ativos
3.8. Exercícios
Capítulo 4: Manutenção da estrutura organizacional
4.1. Manutenção da estrutura organizacional
4.2. Modos de exibição dos ativos
4.3. Grupos de ativos
4.4. Resumo
4.5. Exercícios
Capítulo 5: Gestão de componente de negócio
5.1.2. Tipos de componentes de negócio
5.1.3. Associações de componentes de negócio
5.1.4. Como os componentes de negócio são utilizados
5.2.2. Configurando associações com ativos
5.2.3. Configurando atributos de componentes de negócio
5.4. Revisão
5.5. Resumo
5.6. Exercícios